Outros Projetos

Doação de Sangue

Em Setembro de 2012, o Grupo Colorindo Sonhos mobilizou amigos, familiares e outros voluntários para mais um dia solidário. O objetivo era doar sangue, um ato simples, que pode salvar muitas vidas. A ação foi um sucesso! E mesmo aqueles que não passaram na triagem do HEMOPA, permaneceram no local para apoiar e motivar outras pessoas a realizarem este ato de cidadania. 









Arraial do Pavulagem + Novos Parceiros

No Domingo 01/07/2012, o Grupo Colorindo Sonhos contou com a incrível parceria dos Expedicionários do Pará e do Pará Resgate em uma manhã de divulgação dos trabalhos realizados pelos Grupos. No rítmo de muita festa e alegria Junina, semeamos juntos, durante o Arraial do Pavulagem, a vontade de fazer o bem.


É maravilhoso encontrar pessoas que estejam sintonizados no mesmo objetivo que o nosso. Isso só confirma que existem diferentes formas de fazer o bem, e que estas se complementam no intúito de tornar o nosso mundo melhor.

Olhando juntos na mesma direção, temos a certeza que realizaremos muitos sonhos nessa parceria!

"Ajudemos a colorir sonhos, para assim transformar realidades!"


Dia das Crianças

com a ONG AmaZonArt

 O Grupo Colorindo Sonhos acompanhou, na semana do dia das crianças, o grupo da ONG AmaZonArt, nas atividades que eles realizaram na Ilha do Combu, em Belém-PA.

As crianças das comunidades ribeirinhas vieram até um dos Centros Pedagógicos da Ilha do Combu, para brincar, ganhar brindes, presentes, para cantar, dançar e ouvir muito boa música, e para festejar o Dia das Crianças do melhor jeito: sendo crianças!
 E os pais também tiveram o que fazer: o representante do Instituto Refazenda, Fernando Paraense, também estava presente, levando palestra e oficina sobre Horta Suspensa para os moradores da ilha.
Foi uma parceria maravilhosa, e nós do Grupo Colorindo Sonhos estamos muito felizes de poder fazer parte dessa festa! =)
Para conhecer melhor a AmaZonArt, acesse http://www.amazonart.info/ e http://www.facebook.com/AmazonArt







 


 Projeto Mutirão na 25

Em 2010 O Grupo Colorindo Sonhos comprou luvas, sacos de lixo, vassouras e pás, e foi às ruas, ou melhor, à rua 25 de Setembro (hoje Rômulo Maiorana) para limpar seus canteiros. Na época, reparamos que os canteiros e calçadas estavam com aspecto sujo e abandonado, sempre repleto de entulhos e lixo comum. Pois juntamos forças e, junto a trabalhadores da SESAN, que nos cedeu um caminhão, limpamos um quarteirão por mês durante três meses. Durante o trabalho, conversamos com os moradores dos quarteirões, conscientizando sobre a coleta seletiva e ouvindo as experiências (boas e ruins) que eles tinham para nos contar em relação à limpeza da rua. Muitos reclamavam sobre a quantidade de entulho e sobre a falta de segurança na rua por conta da falta de iluminação. Todas as reclamações foram repassadas para o órgão responsável.

Infelizmente o projeto não durou muito, pois não éramos força de trabalho suficiente e acabamos não dando conta do recado... Talvez haja uma nova tentativa algum dia! =)

O que achamos importante destacar é que, após tanta reclamação e esforço para a mudança, alguém resolveu ouvir e fazer alguma coisa. Hoje, a 25 de Setembro (pelo menos parte dela...) é varrida sempre, e o lixo é recolhido regularmente. Onde antes havia uma quadra abandonada (fotos abaixo), hoje há uma pracinha que traz alegria às crianças e demais moradores das redondezas.

Pode ter sido por acaso, mas gostamos de acreditar que contribuimos, pelo menos um pouquinho, para mudar essa realidade!

Notícias sobre o último Mutirão (13/06)

 E os moradores da 25 entre Vileta e Timbó estão... de PARABÉNS! Foi a quadra mais limpa que encontramos até agora. Ou deveríamos dizer "menos suja"? Bom, apesar de ter sido bastante trabalho, a diferença entre esta e as outras quadras era visível: pouco acúmulo de entulho, folhas varridas em montinhos e menor incidência de lixo espalhado, em relação aos quarteirões anteriores.
Quanto às conversas de casa em casa, houve um acolhimento geral e muitas conversas produtivas saíram dali! Grande parte dos moradores se mostraram engajados, e já fazem a separação do lixo em suas casas, destinando o reciclável a catadores e voluntários.
Muito bem!!

Os trabalhadores do Caminhão cedido pela SESAN também marcaram presença com muita boa vontade e disposição. Infelizmente eles tiveram de se ausentar por boa parte da manhã, mas ainda assim agradecemos pela ajuda oferecida!

A equipe Colorindo Sonhos agradece aqueles que colaboraram e que torceram para o sucesso do trabalho, e convida a todos a participar da próxima atividade, que devido às Férias de Julho, só ocorrerá em Agosto!

Reforçando que somos um grupo de Voluntários, independente de qualquer órgão, empresa ou governo. E reforçando ainda que aceitamos sempre qualquer tipo de ajuda, de engajamento e de apoio! Se você quiser participar das nossas atividades ou do grupo em si, entre em contato conosco: você é bem-vindo!!

Até a próxima!


Mutirão Junino, sô!





Mutirão do Bem!

Foi dia 16 de Maio, na Rua 25 de Setembro entre Humaitá e Vileta.
A Equipe Colorindo Sonhos, junto com trabalhadores da Sesan, limpou os canteiros e desentulhou as calçadas, enchendo sacos e mais sacos de lixo orgânico e reciclável.
Ouvimos os moradores do quarteirão e os transeuntes, anotamos reclamações e divulgamos a Coleta Seletiva de Belém e a importância de manter a rua limpa. Fomos muito bem recebidos pela população e muito ajudados pelos funcionários que embarcaram nessa conosco. Sem a ajuda deles não teríamos feito nem 50% do que fizemos!! Muito obrigado a todos que colaboraram, seja com seus braços, seja oferecendo água, emprestando seu ouvido, abraçando a causa ou torcendo pelo projeto!

Mas ainda há muito a ser feito, e não podemos ficar parados!
Quem quiser juntar-se a nós em nossa próxima tarefa, mande um e-mail!

O próximo Mutirão está marcado para Junho, com intuito de limpar o quarteirão entre Vileta e Timbó!



Campanha: Belém Limpa!


Dia 25 na 25!

Todo mundo se incomoda com a quantidade de Lixo nas ruas de Belém. Mas de quem é a culpa? Da Prefeitura, que não varre as ruas e calçadas? Dos Cachorros, que furam os sacos, sujando tudo? Das lixeiras furadas, que não acolhem bem o papel de bombom que jogamos? Bom, o Colorindo Sonhos acredita que a culpa é de todos nós, e manter a cidade limpa é uma questão de responsabilidade e consciência. E mais do que não jogar um papel no chão, é nosso dever recolher um papel DO chão quando o vemos, afinal de que adianta reclamar, se não fazemos nada para melhorar a situação?
Foi pensando nisso que o Grupo resolveu montar uma Campanha multiativa:

* Limpar as principais ruas de Belém com Mutirões organizados;
* Incentivar a coleta seletiva nas casas e instituições;
* Protestar contra a falta de lixeiras nas ruas e nos ônibus de Belém;
* Apoiar a reciclagem e a consciência ambiental!




Muito obrigada a todos que vieram, que participaram das reuniões, que ajudaram com os preparativos, que divulgaram e que mandaram boas energias pra que nosso mutirão desse certo!!! 

Foi assim:

Escolhemos começar por um quarteirão compricado. Lá é depósito não oficial de lixo e entulho, e as pessoas jogam lixo ali com carroças, carrinhos etc, sem o menor pudor. Inclusive presenciamos uma bela cena dessas, e ficamos de mãos atadas, com o pensamento de que, se eles não jogarem ali, vão jogar em outro lugar igualmente péssimo. Acho que esse ponto deve ser anotado para que pensemos numa solução para o problema.

Bom, 1/8 da meta de 8 quadras foi cumprida. Aêêêê! =) Isso mesmo, passamos a manhã toda limpando uma quadra só - quase quatro horas de trabalho intenso. A avaliação foi: fizemos um ótimo trabalho, graças à nossa boa vontade e a ajuda divina dos lixeiros que nos acompanharam. Tiramos lixo que devia estar lá há meses, vimos coisas bem desagradáveis, mas no final a quadra que estava um LIXO, ficou um brinco, e ficamos bem satisfeitos. E muito mais gente também ficou - moradores do prédio em frente à quadra nos observaram e um deles veio até conversar com a gente. A receptividade nas casas também foi muito boa, e arranjamos até um possível espaço de reunião. =)

A divulgação nas ruas foi a mais intensa: as nossas garotas-propaganda fizeram um ótimo trabalho nos sinais e, por menor que seja, haverá uma repercussão. Com certeza conquistamos algumas pessoas para a causa, não sei quantas, podem ser poucas, mas cada pessoa produz 600g de lixo por dia, então toda ajuda é válida!
Bom, e se com 9 pessoas, o resultado foi positivo, imagina se tivermos mais gente! Então, mãos à obra novamente, e quem perdeu essa, não perca a próxima!

E a próxima será Domingo, dia 16, novamente na 25 de Setembro com a Travessa do Chaco, às 8h da manhã. Não perca!






Varal
Em Dezembro de 2009 surgiu a idéia de realizar um evento que envolvesse também os amigos e familiares dos integrantes do Grupo. Foi "diversão por uma boa causa"! Fizemos "aquela" faxina de fim de ano nos armários e gavetas, e separamos roupas, sapatos e acessórios que não eram mais tão queridos. O lema era: se eu não quero, tem quem queira! E assim, fizemos o Varal, um troca-troca básico num clima que misturava Natal com Chá das 5. Com direito a música ao vivo e venda de lanches, nos desfizemos do que não precisávamos mais, conversamos e rimos muito e ainda levamos pra casa roupas "novas"! Aquilo que não levamos pra casa (e não eram pouca coisa) foram destinadas à doação e fizeram a festa de ainda mais gente nesse Natal.


Palestra

No intuito de arrecadar fundos (ingressos e doação de alimentos) para os trabalhos realizados pelo Colorindo Sonhos, o grupo promoveu uma palestra direcionada para o público do Vestibular. A palestra, que tinha como tema "História e Natureza", foi ministrada pela Professora Doutora Magda Ricci. O evento ocorreu no Colégio Ideal, que gentilmente nos cedeu o Auditório, no dia 17 de Novembro de 2009. Tivemos casa cheia!

O Grupo contou com a colaboração de muitos cursinhos e colégios da rede de ensino de Belém, com a divulgação e o apoio de muitos professores, e principalmente com a dedicação e a disponibilidade da Professora Magda. Juntos conseguimos realizar o evento com sucesso!


Dia das Crianças

O Grupo Colorindo Sonhos comemorou o Dia das Crianças (Out/2009) com as crianças da Comunidade de Santa Bárbara, no espaço do Sítio Refazenda. As crianças se envolveram nas gincanas, brincadeiras, comilanças e brinquedos novos! Os integrantes do Colorindo, claro, também se divertiram à beça, e voltaram a ser crianças nas brincadeiras, na torcida pelos times e na empolgação com gás total! Para fechar com chave de ouro, alunos da Escola de Circo da Companhia Atlética levaram uma apresentação mágica e empolgante. Diversão completa garantida!